Porquê escolher chás orgânicos

O chá pode trazer diversos benefícios à saúde e é consumido em várias partes do mundo. Acreditamos que por serem feitos a base de plantas e ervas são sempre naturais e saudáveis. Mas não é bem assim. Alguém já parou pra ler os ingredientes dos chás que compra?

Chás convencionais em sachê: pesticidas em infusão

A maioria das empresas não lava o chá depois da colheita e coloca diretamente nos sachês. Isto significa que folhas vaporizadas com pesticidas/agrotóxicos vão diretamente para sua xícara de chá. Esta deveria ser a primeira razão para escolher apenas chás orgânicos. Mas não para por aí.

marcas
As marcas acima foram analisadas em vários estudos feitos pela Glaucus Research que encontrou resíduos de pesticidas em excesso para os parâmetros legais instituídos pelo FDA (Federal Drugs Agency) em 91% dos chás testados. Por exemplo, o chá “Sleepytime Kids Goodnight Grape Herbal” da marca Celestial Seasoning (marca líder em vendas de chás nos Estados Unidos), tinha 0.26ppmd e propachlor, um conhecido carcinógeno. Já a linha Welness da mesma marca, continha propargite, uma toxina carcinógena.

Os chás convencionais têm realçadores de sabor naturais e artificiais para esconder a falta de higiene e qualidade das plantas utilizadas. E não podemos esquecer também que quase todos usam lecitina de soja geneticamente modificada ou essência de milho também alterada geneticamente (lê-se soja e milho transgênicos). Por quê um simples chá preto precisaria de essência de milho geneticamente modificado?

Mesmo o simples consumo de chá pode trazer perigos para a saúde. Por isso, fique atento aos produtos que escolhe e veja os ingredientes que as empresas utilizam. Na dúvida, escolha ervas de origem conhecida e controlada e opte por chás orgânicos onde a produção não usa pesticidas e nenhuma substância prejudicial a saúde a ao meio ambiente e a maioria das empresas são socialmente justas.

502 Bad Gateway A embalagem

Recentemente um artigo no The Atlantic discutiu a importânica dos sachês onde os chás vêm. A grande maioria é feita a base de plástico (nylon, viscose rayon, termoplástico, pvc, polipropileno ou ácido polilático feito a base de milho transgênico). A razão da escolha seria os preços baixos, o aspecto estético e a capacidade biodegradável.

Qualquer pessoa que saiba das substânicas químicas presentes nos plásticos ficaria um pouco preocupada em tomar um chá que veio dentro de um sachê desses. É como aquela história de que não podemos esquentar alimentos em potes de plástico no microondas para não liberar os compostos químicos carcinôgenos presentes no plástico.

Alguns pesquisadores como Dr. Mercola afirmam: “Estes sachês parecem ser inofensivos mas as suas moléculas se alteram em altas temperaturas e são liberadas no ambiente.”

A notícia ruim é que os sachês de papel também são tão bons e podem ser ainda piores que os outros, pois muitos deles são tratados com epicloridrina, um composto usado principalmente na produção de resinas de epóxi.

Considerada um potencial carcinógeno pelo NIOSH – National Institute for Occupational Safety and Health (Instituto Nacional da Segurança Ocupacional e da Saúde), a epicloridrinatambém é usada como pesticida.

Não deixe que isso tudo o impeça de consumir chá. A água pura devem compor a maior parte de sua ingestão diária de líquidos, mas chás de alta qualidade têm inúmeros benefícios à saúde para oferecer. Entre eles, está cada vez mais evidências de que os polifenóis do chá, que incluem EGCG (galato de epigalocatequina) e muitos outros, pode proteger contra o câncer. Os polifenóis do chá verde parecem ser ainda mais eficazes na luta contra a progressão do câncer do que os antioxidantes encontrados no vinho tinto e uvas. Além disto, as propriedades benéficas do chá têm sido conhecidas por:

– Neutralizar os efeitos no corpo de óleos e gorduras prejudiciais
– Inibir as bactérias e vírus
– Melhorar a digestão
– Proteger contra a oxidação em seu cérebro e fígado
– Ajudar a promover gengivas saudáveis

A solução

Na figura abaixo conseguimos ver quais marcas analisadas nos Estados Unidos apresentaram problemas nos estudos da Glaucus Reasearch:

tabela
Para aproveitar todos os benefícios do chá, o ideal é optar por chás orgânicos que em sua produção se preocupam com o meio ambiente, com a saúde do consumidor final e com os trabalhadores envolvidos na produção.

Dicas:

1) Escolha ervas biológicas e sem pesticidas durante o crescimento e a secagem;

2) Leia os rótulos das embalagens com atenção procurando realçadores de sabor e ingredientes transgênicos;

3) Certifique-se que o sachê é seguro ou utilize outras formas de consumo sem o sachê.

No Brasil existem diversas marcas que se preocupam em oferecer chás orgânicos de qualidade aos consumidores:

Blessing Orgânicos
Tribal Brasil
Mãe Terra
Namastê, Indústria de chás orgânicos
Revolution Tea

Produtos orgânicos são ecologicamente corretos – a produção vivifica o solo, mantém as  florestas naturais e o ciclo das águas limpas. O meio ambiente agradece o equilíbrio   promovido no ecossistema em que a agricultura orgânica ou biodinâmica reside, e a nossa saúde agradece ainda mais.

O plantio e a colheita buscam qualidade, respeitando as estações do ano, clima da região, maturação, além de outros fatores fundamentais a uma agricultura equilibrada. Com esses  cuidados o resultado é a produção de alimentos verdadeiramente saudáveis, onde seus nutrientes são conservados. Por isso são ricos e completos em sua essência.

Alimentos orgânicos recebem selos de certificação, que atestam a veracidade dos produtos e as  condições ideais de produção.

Os projetos orgânicos são socialmente justos – se preocupam com o bem
estar das   pessoas e respeitam seus direitos.

* Atenção: não são todos os chás que fazem bem para todas as pessoas. Cada planta/erva tem uma propriedade específica e alguns chás possuem contra-indicações

502 Bad Gateway

.

Comentários Facebook

Comentários

Posts Relacionados

Comentários

  1. Permalink Submitted by Auxiliadora de Fátima Amorim Cruz Alves on ter, 25/04/2017 - 23:25

    agora só vou usar chás orgânicos.

  2. Permalink Submitted by Auxiliadora de Fátima Amorim Cruz Alves on ter, 25/04/2017 - 23:24

    Gostei muito dessas informações, não sabia disso tudo que aprendi, neste site.sabendo disso agora só vou usar produtos orgânicos.

    • Permalink Submitted by Bianca Pulice on qui, 27/04/2017 - 19:00

      Que legal, Auxiliadora!
      Nossa ideia é mesmo transmitir informações importantes as pessoas.
      Volte sempre! :)

  3. Permalink Submitted by Eliane Gonçalves Gasques on sex, 09/09/2016 - 13:46

    Gostei muito de saber dessas coisas, algumas são novidades para mim.

    • Permalink Submitted by Bianca Pulice on sáb, 17/09/2016 - 23:49

      Que bom, Eliane!
      Nossa intenção é essa mesmo, trazer novas informações para os leitores!
      Volte sempre!
      :)

Envie seu comentário