Lavouras transgênicas: riscos e incertezas

Lavouras transgênicas: riscos e incertezas é um importante documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA em 2015 sobre os riscos do consumo de transgênicos. A obra é dedicada à querida Magda Zanoni, grande pesquisadora gaúcha professora na França, falecida em 2015.

Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil ocupa a posição de segundo maior produtor de plantas transgênicas no mundo perdendo apenas para os Estados Unidos. A área desse tipo de cultivo já ultrapassa os 40 milhões de hectares em nosso país.

O aumento continuo da área plantada com lavouras de soja, milho e algodão transgênicos, e a sucessiva liberação comercial de novos organismos geneticamente modificados (OGMs), inclusive agora combinados, apontam a importância de se monitorar seus possíveis impactos sobre o meio ambiente e os seres humanos.

Nesse sentido, o MDA traz a público este documento que oferece subsídios a qualificação de processos de avaliação de risco associados ao cultivo de lavouras transgênicas e ao consumo de seus produtos e derivados. A publicação se destina a gestores de risco, pesquisadores, profissionais das áreas biológicas, jurídicas e econômicas, bem como aos demais interessados na temática e resulta de esforço do Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA).

lavouras-transgenicas-2

O extenso trabalho de sistematização contido no livro permitiu reunir referências de artigos científicos disponibilizados em fontes variadas, disponíveis para consulta via Internet, em sites de publicações científicas ou bancos de dados. As referências apresentadas correspondem a estudos publicados por pesquisadores independentes em revistas e periódicos indexados. Grande parte dos artigos dos estudos sobre os transgênicos está acessível para leitura gratuita e download.

São 451 páginas com vários estudos sobre o tema. Material muito rico e importantíssimo sobre o assunto.

 

 

Comentários Facebook

Comentários

Posts Relacionados

Nenhum comentário.

Envie seu comentário