Horta caseira automatizada

Muita gente reclama que não tem tempo para cuidar de uma horta.
A notícia que venho trazer hoje faz com que essa seja uma desculpa já do passado.
Você já pensou em ter uma horta caseira automatizada?

A FarmBot lançou um kit chamado Genesis que está disponível para pré-encomenda. Ele promete supervisionar e cuidar da sua horta sem que você precise se preocupar com nenhum detalhe até a colheita.

Desenvolvido por uma equipe da Califórnia, o kit é uma máquina autônoma (um robô) que é instalada no topo e em torno de um pequeno canteiro em seu quintal ou em um telhado, ou dentro de uma estufa ou laboratório. Uma vez construído, Genesis realiza quase todo o processo de jardinagem antes da colheita incluindo o plantio das sementes com espaçamento correto entre uma e outra, a rega baseado na necessidade de cada planta e com um cronograma definido, monitora as plantas e faz o controle manual de ervas daninhas.

Embora seja um aparelho muito high-tech, sua interface é muito simples. O FarmBot é conectado à Internet e controlado através de uma aplicação web que usa um visual estilo Farmville permitindo que você arraste e solte o tipo de plantas que você quer em sua horta digital. Genesis já vem com 33 culturas comuns carregadas em seu software até agora (alcachofras, acelga, batatas, ervilhas, abóbora, etc). O aplicativo pode ser acessado a partir de um computador, telefone ou tablet, assim você pode cuidar da sua horta de qualquer lugar!

O que é surpreendente é que o Gênesis é um projeto totalmente open-source. Isso significa que os criadores liberaram o código-fonte do software e os planos para todas as peças de hardware, então programadores e engenheiros podem facilmente modificá-lo e construir suas próprias peças. Muitos componentes podem ser feitos usando impressoras 3D. O software pode ser ajustado para adicionar recursos ou melhorar os já implementados pela empresa.

Isso significa que você pode personalizar o Genesis para as necessidades da sua horta. Por exemplo, você pode ligar um painel solar para alimentá-lo ou usar a água da chuva armazenada em uma cisterna para irrigar ao invés de conectar uma mangueira. Genesis também monitora as condições meteorológicas em tempo real para gerenciar melhor a sua horta.

É a primeira versão comercial desta ideia de jardinagem autônoma permitindo o plantio em espaços com até 2,9 m x 1,4 m com uma altura máxima de plantas de 0,5 metros. É um kit com quase tudo que você precisa para começar incluindo todo o metal e peças impressas em 3D como bicos, motores, correias, polias, um computador Raspberry Pi 3, e muito mais. Você só precisa ter o canteiro seguindo as especificações necessárias, ter acesso a fontes de água, eletricidade e internet. Não precisa entender nada de engenharia e programação. O kit vem com um guia passo-a-passo muito fácil de montar.

O kit Genesis começou a receber pré-encomendas no dia 1º de julho/2016 embora não esteja claro quando FarmBot começará a ser realmente vendido, ou exatamente quanto o kit vai custar. Um post no site da fabricante sugere o custo de cerca de US $ 3.500, incluindo frete, infra-estrutura, solo e outras despesas de instalação. Enquanto isso, um relatório do New Times SLO sugere que o kit será vendido a cerca de US $ 2.900, mas o criador Rory Aronson diz que eles esperam, eventualmente, obter o custo próximo a US $ 1.000.

Quem sabe o FarmBot Genesis não venha para sugerir uma nova revolução agrícola?

 

Comentários Facebook

Comentários

Nenhum comentário.

Envie seu comentário