Before the Flood

Desde quando soube que Leonardo di Caprio lançaria o filme “Before the Flood” sobre as alterações climáticas no NatGeo fiquei ansiosa.

Esses assuntos me interessam muito e quando você vê uma celebridade não apenas falando sobre o assunto, mas se empenhando em divulgá-la, sendo ativista da causa merece minha atenção.

Leonardo di Caprio foi nomeado mensageiro da paz da ONU para as assuntos climáticos. Desde então ele resolveu viajar o mundo por dois anos documentando o assunto. Entrevistou cientistas, moradores de áreas afetadas, figuras públicas como o presidente Barack Obama etc.

Fotos: Divulgação ONU

Finalmente tive a chance de assistir Before the Flood. Um belo trabalho de Scorcese e Di Caprio para mostrar ao mundo que sim, as alterações climáticas estão acontecendo e não são apenas ficção.

Logo no dia seguinte eu mesma fui uma das vítimas das alterações climáticas onde moro.
Choveu o dia todo, ruas já estavam alagadas e na madrugada do dia 03/12 para dia 04/12  um ciclone atingiu Florianópolis com ventos de 118km/h.

Na região Sul da ilha, onde moro, amanhecemos sem luz, com a garagem alagada, rua bloqueada por árvores que caíram e outras que saíram do solo com raiz e tudo. Janelas de apartamentos que foram arrancadas com a força do vento, postes de luz caídos no meio da rua, muitas casas e estabelecimentos comerciais destelhados, outdoors retorcidos, placas no chão. Parecia que um furacão tinha passado. A tragédia não foi maior porque tudo isso aconteceu de madrugada e as pessoas não estavam na rua. Pessoas antigas da região dizem que nunca viram nada igual.

Ficamos sem luz e sem água por mais de 40h. Houve deslizamento de terra em algumas regiões e alguns bairros ficaram inacessíveis por causa do ocorrido.

Com o aquecimento global e as alterações climáticas que o acompanham, é muito provável que em regiões tropicais esse seja um evento cada vez mais corriqueiro.

E não posso deixar de dizer que tudo isso é nossa responsabilidade. Assim como deter esse aquecimento também deve fazer parte de uma agenda urgente que todos devemos incorporar.

Assista no link abaixo o filme Before the Flood e prestem bastante atenção no discurso final do Leonardo di Caprio na Conferência do Clima na ONU:

https://archive.org/details/youtube-90CkXVF-Q8M

Comentários Facebook

Comentários

Nenhum comentário.

Envie seu comentário